Thursday, August 25, 2011

Anna Hazare, o novo Gandhi da Índia?

Índia, ativista, greve de fome. Você deve ter ouvido essas palavras em algum lugar. Eu posso até estar enganada, mas a imprensa brasileira não tem dado muita atenção ao fato que tem sido chamado, por aqui, de “maior revolução desde Gandhi”. Talvez porque a situação na Líbia seja mais urgente (e sangrenta), talvez porque o assunto “greve de fome de algum indiano” já tenha dado o que tinha que dar. Pra dizer a verdade, eu só vi uma coberturazinha nesse site aqui. Pode ser que tenha outros, mas até agora só vi esse.

O problema é que o negócio tem tomado dimensões assustadoras. E eu, que desconfio de tudo, fico preocupada. Vamos aos fatos:

1. Um senhor de 74 anos chamado Anna Hazare resolveu fazer uma greve de fome. O motivo? Segundo ele, é um protesto contra a corrupção, que desde tempos imemoriais assola o país e impede o seu desenvolvimento;

2. Daí que ele não está passando fome por um motivo genérico, tipo “quero acabar com a corrupção, mimimi”. Ele quer que seja aprovado um projeto de lei, chamado Jan Lokpal Bill, que prevê a criação de um ombudsman para investigar casos de corrupção e punir os respectivos envolvidos;

3. Isso tudo porque o governo já estava prestes a passar o projeto de lei criado por eles, governantes, que convenientemente mantêm o primeiro ministro e demais políticos do alto escalão de fora das investigações.

E daí? Bom, daí que o Anna foi preso, e a sua prisão serviu de chamariz para que milhões de indianos se lançassem às ruas para protestar. Empunhando bandeiras e, em muitos casos, velas para representar um movimento pacífico, o povo ganhou as ruas para clamar por justiça. A justiça seria a libertação de Anna e a aprovação de seu projeto.

 Trata-se de uma revolução bonita de se ver, pelo menos na tevê. Apesar de acreditar que um primeiro passo é melhor do que passo nenhum, e que é melhor a galera sair às ruas para protestar do que ficar em casa, existem aluns pontos que me preocupam:

1. Quem é Anna Hazare? Bom, o cara não é pouca coisa não. Ele é considerado a pessoa mais influente de Mumbai, por conta da verdadeira transformação que realizou em seu vilarejo nativo, chamado Ralegan Siddhi. Só que, como quase todo militar (porque felizmente existem exceções e eu conheço várias), ele é extremamente conservador. E recebe críticas por sua visão autoritária de justiça, que inclui pena de morte para políticos corruptos e o seu suporte irrestrito à vasectomia forçada como método contraceptivo. Além do mais, ele é também acusado de ser anti-dalit, e pra mim ser anti-dalit é um problema. Porque automaticamente isso te coloca ao lado da elite. E os interesses da elite serão sempre interesses da elite. Sem contar que há clamores que o Anna é xenofóbico;

2. Por que o Lokpal Bill pode ser um tiro pela culatra? Trocando em miúdos, porque não é um projeto democrático, ou seja, o tal do ombdusman que ficará a cargo de investigar a corrupção NÃO será escolhido através de eleições;

3. Quem está apoiando o Anna Hazare? A elite e as Corporações. Não precisa nem dizer que as Corporações, essas mesmas que vez ou outra saem no Wikileaks por envolvimento em c-o-r-r-u-p-ç-ã-o, estão de fora do projeto, né? Ou seja, pelo projeto, todo mundo pode ser investigado, MENOS as corporações, e pra mim isso já diz muito;

4. Como o movimento está sendo apoiadíssimo por toda a direita e pelo partido ultra-nacionalista hindu BJP, o sentimento de anti-corrupção está dando lugar à uma campanha inflamada contra todos os tipos de subsídios do governo, incluindo aí os programas sociais (porque direita é direita e sempre vai crer que o mercado deve ser livre e o governo não deve intervir de jeito nenhum);

Todos os pontos colocados acima me levam a crer que esse movimento, apesar de muito emotivo, não é muito democrático e não está envolvendo muita coisa além dos interesses da classe média/casta alta indiana. Parece que há uma urgência em apontar e punir culpados, mas ninguém fala de uma reforma de base, que poderia mudar as estruturas de uma sociedade marcada por profundas e sérias desigualdades.

Vou ficar daqui vendo quais as cenas dos próximos capítulos. É de cortar o coração ver que as pessoas, nessa hora, ficam mais emotivas do que racionais. Outro dia uma amiga veio me falar da situação do Anna com lágrimas nos olhos. Tá todo mundo morrendo de dó, pois querendo ou não, o apelo de uma greve de fome é muito forte por aqui. Só me resta ter esperanças de que as coisas vão melhorar, mas o cenário que eu descrevi acima não é muito animador, não.  

3 comments:

noneyo said...

Oi Flavia,

Nos tambem estamos aguardando as cenas dos proximos capitulos, aqui na Holanda eles deram uma "coberturinha" no caso Anna porem com um tom tao debochado que a India ja virou piada e ate afirmaram " Ainda bem que no campo de Politicas Sociais a Asia tem algo mais a oferecer que India e China."

Pelo que tenho visto de longe, parece que os militantes da lei anti-corrupcao sao como vc mesmo disse, a elite, pessoas da cidade, estudantes e romanticos frustados com o gosto amargo da democracia.

Porem no minha opiniao, na India as eleicoes sao vencidas com a ajuda de analfabetos e trabalhadores rurais, que sao influenciados pela inflacao, emprego, saude e o carisma da familia Gandhi, ou seja, se ele estiver pensando em chegar a presidencia usando este metodo acho que nao vai funcionar.

Com o horror da crise na Europa e USA, aqui as noticias leem-se como Anna Hazare seria mais um louco com ideologia generica, sem nada melhor pra fazer perturbando os Indianos, e nada alem.

Iseedeadpeople said...

Afeeeee, eu li sobre esse cara numa revista aqui. Parece que ele é mesmo ultra-conservador e do tipo que é a favor de tortura e pena de morte para delitos não hediondos.

Esses indianos são cegos ou burros?

Mas infelizmente, parece q a tendencia nos momentos de crise mundial é sempre a extrema direita voltar com toda a força. By the way, Esse discurso batido de "greve de fome" não sensibilizaria ninguém aqui no brasil - até Garotinho fez, vc se lembra? hahahahahaha

Flávia Simas said...

Deb eu tb acho que ele é um louco com ideologia genérica e digo mais: quer aparecer, aproveitando-se da semelhança física que tem com o Gandhi. E fica aí de mãos dadas com a direita, que aqui é ultra-fundamentalista e defende idéias retrógradas de dar medo.

Sheila, eu tinha me esquecido do Garotinho, ahuehaeuhaeuaheuaeheaaeu, que bom que brasileiro não se deixa levar por isso!