Sunday, August 28, 2011

Bad Teacher /Professora sem classe



Mais um filme que recebe um nome cretino em português. O título  Professora sem Classe definitivamente não capta o espírito da história. Mas não é nem sobre isso que eu queria falar. Vi Bad Teacher só porque gosto muito da Cameron Diaz, sem muitas pretensões de ver algo que  mudaria minha vida.

Realmente não é o tipo de comédia que te faz cair da cadeira de tanto rir, mas a Cameron, além de estar mais linda e sexy do que nunca, sustenta bem a personagem. E não teve como não me identificar. Calma, eu nunca passava filmes pra ter que me livrar de dar aulas. Mas devo confessar que já tive sim os dias em que, por N motivos, me faltou um plano de aula. Aí o jeito era improvisar. E dá-lhe propor debates e deixar os alunos simatarem sem interferir muito. Ou então resolver corrigir aquela lista imeeensa de exercícios que estava pendente há tempos. My bad.

Daí que ao final do filme eu já tinha me rendido  aos encantos dessa professora má que, na verdade, nem é tão má assim. Ela quer porque quer fazer uma plástica, só usa roupas de grife (ahhhhh, os Louboutins... e o povo ainda coloca o nome do filme de professora SEM classe, gente?) e no fim tá lá aconselhando seu aluno a ver as coisas que realmente importam, que vão além das aparências. E cai a ficha dela mesma que há uma incongruência abissal entre suas palavras e ações. E isso é tão real. É tão mais reconfortante do que ver as ações das “professoras perfeitas”, como é o caso da Amy Squirrel (personagem da Lucy Punch), que no fundo só quer usar os pescoços alheios pra servir de degrau.

Sem contar que o fato de a história se passar em Chicago já traz à tona a velha questão da "desonestidade" dos professores que, pressionados para mostrar bons resultados (que vêm acompanhados de um bônus), acabam “maquiando” a coisa toda, ao aumentar as notas dadas aos alunos ou, até mesmo, dar as respostas aos testes que avaliam a aprendizagem. Eu já disse isso, mas não custa reforçar: o filme me pareceu tão real, ainda mais por tratar desse assunto. E por expor a situação da educação, do beco sem-saída em que os chamados “professores desonestos” se enfiam e de um quadro lamentável que algumas secretarias de educação do Brasil insistem em piorar.

3 comments:

Karla Avanço said...

Estava com medo de ver esse filme, mas acho que agora vou dar uma chance a ele.

Rejane said...

Oi flor, e aí, tudo bem?
Eu não conheço este filme, mas tá aí a dica, vou assistir.
Amo ver filmes, mas... confesso que alguns que têm como enredo a sala de aula, professor e alunos, eita... parece tudo tão utópico, professor que sempre AMA a profissão, faz de tudo para mudar situações, enfim... eu acabo é me sentindo culpada (será? rsrsr...) por não ser assim, amante da coisa, sabe...

Abraços!

Flávia Simas said...

Meninas, assistam, eu garanto pelo menos o entretenimento e a desconstrução do mito d@s professores certinhos e heróis q a Rejane levantou :-)