Wednesday, August 31, 2011

Feliz EId al Fitr!

Hoje é feriado islâmico, por ocasião do EId al Fitr, que vem a ser o dia que encerra o Ramadã. Como você já sabe porque assistiu O Clone, essa data celebra o fim do mês em que os muçulmanos jejuam e renovam a sua missão de fé camarada. 

Daí que é a primeira vez que essa pobre alma mão-de-obra barata tem direito a tirar o feriado do Ramadã e vou contar procêis que tô emocionada :,-)

Então, pra falar um pouquinho do que eu vivencio aqui, lá vai mais um episódio de sem-noçãozisse minha: um dos motivos pelos quais eu estou a-d-o-r-a-n-d-o not o novo trampo é que lá você vê claramente a variedade religiosa aqui da Índia. E todo mundo convive em paz. 

Daí que durante esse mês a gente via a movimentação dos muçulmanos. E a gente sabia que eles se uniam para rezar e quebrar o jejum diário em comunhão fraternalística e tal.
 
Só que a gente não sabia onde eles faziam isso. Era tipo um lance de missão secreta, todo mundo sabia que tinha mas ninguém sabia aonde.

E assim eu fui vivendo por quase um mês. Até que um dia, cansada de comer a gororoba comida lá do refeitório, eu chamei meu coleguinha consultor de espanhol para ir comer fora. Daí ele teve a brilhante idéia de me levar pra comer em outro refeitório, mais afastado, que segundo ele tinha uma ótima comida. Só que ele errou o local. E fomos parar onde? Onde? Onde? No local onde os muçulmanos homens se reuniam para orar. Galera lá lavando os pés e estendendo os tapetinhos no chão quando a gente entra no recinto. Todo mundo me olha com uma interrogação bem grande na cara e meu colega, pra piorar as coisas, pergunta: é aqui que é o refeitório? Ao que eles respondem não, aqui é a oração. Com a maior cara de tacho eu lancei um sorry guys e saí correndo dali. 

Se eles já me achavam maluca beleza por conta das roupas e do cabelo, certeza que agora não lhes restam dúvidas.

E pra encerrar mais este post sobre mim (e você jurava que a egocêntrica aqui ia discorrer sobre as origens do Ramadã, rá!), eu queria deixar essas duas fotos sensacionais que achei enquanto googlava coisas sobre os muçulmanos na Índia. Nas duas fotos temos o mesmo tema: na primeira, pais muçulmanos levam seu filho vestido de Lord Krishna para uma competição de fantasias. E na segunda temos a mesma coisa, mas a criança está com a mãe, apenas.






E vamo que vamo, celebrando essa unidade na diversidade que vez ou outra algum fundamentalista resolve estragar. Inté!

2 comments:

noneyo said...

FEliz Eid e Ganesh festival pra tu tambem filhote.

Alias seu escritorio parece bem interessante e que coisa linda essa slavya de local de trabalho lhe oferecer a dignidade de um feriado coletivo, achei lindo e vc mais que merece amiga.

Flávia Simas said...

Brigada amiga, nesse ponto eu tô adorando o novo trampo!